Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
2
3
4
5
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
23
24
25
29
30
31
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O projeto > Contexto
imprimir

Contexto



O fura-bardos encontra-se listado no Anexo I da Diretiva Aves e está classificado como subespécie prioritária. Apesar de possuir um estatuto de conservação Pouco Preocupante no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (2005) e na lista da IUCN (2001), a falta de informação atual acerca da sua distribuição e tendência populacional nos arquipélagos da Madeira e Canárias não permite aferir o estado de conservação de ambas as populações.

Os violentos incêndios ocorridos em algumas áreas da ZPE Laurissilva durante os últimos anos, aliados à perda de habitat por expansão da distribuição das plantas exóticas de caráter invasor aumentam os problemas relacionados com a conservação desta espécie, sendo crucial a tomada de medidas urgentes que auxiliem a conservação do fura-bardos através da recuperação das áreas florestais da Laurissilva da Madeira.

A recuperação do habitat de Laurissilva beneficiará a população de fura-bardos mas também numerosas outras espécies de aves, invertebrados e plantas, listadas no Anexo I da EC Directiva Aves 74/409/EEC e no Anexo II da EC Directiva Habitats 92/43/EEC.



voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com