Home  > Arquivo

Ajude o fura-bardos e a Laurissilva

As ameaças à floresta Laurissilva, o habitat do enigmático fura-bardos, têm sido constantes e dramáticas e por isso o projeto Life Fura-bardos tem sido fundamental para recuperar este habitat único e saber mais sobre a espécie. O projeto está em vias de terminar mas até agora os fundos não são suficientes para dar continuidade aos trabalhos de conservação. Este projeto já nos permitiu recuperar 72 hectares de floresta Laurissilva, através da plantação de mais de 60.000 plantas, monitorizar cerca de uma centena de ninhos de fura-bardos e desenvolver atividades de educação ambiental a 3.000 crianças.

Com a verba angariada pretende-se fazer a manutenção de cerca de 50 hectares de floresta nativa, livres de plantas invasoras, a recuperação de 20 hectares de vegetação vulnerável após incêndios, a produção de 10.000 plantas nativas para reflorestar áreas do projeto e a monitorização dos 98 ninhos encontrados para a espécie. A continuidade do programa de educação ambiental, que tem permitido chegar às crianças das várias escolas da região, é também um dos principais objetivos da campanha, contribuindo para uma nova geração de “embaixadores” da conservação da natureza do nosso arquipélago.

Com esta campanha, a SPEA procura continuar os trabalhos de conservação e sensibilização, angariando aproximadamente 55 mil Euros através de donativos na plataforma Generosity da Indiegogo. Os donativos podem ser individuais, empresariais e/ou anónimos e estão garantidas recompensas a partir dos 4 euros. Ajude em bit.ly/helpfurabardos.

A campanha conta com o apoio da produtora Oito que elaborou o vídeo da campanha e de David Lindo, uma das celebridades mais reconhecidas no mundo dos amantes da natureza e autor do blogue ornitológico The Urban Birder, que dá voz à causa.